[ad_1]

A ex-prefeita da Cidade do México Claudia Sheinbaum detém uma vantagem de 10 pontos percentuais nas preferências dos eleitores na disputa para ser a candidata do partido governista às eleições presidenciais de 2024 no México, mostrou uma pesquisa de opinião nesta quinta-feira.




Claudia Sheinbaum na Cidade do México
 16/6/2023   REUTERS/Henry Romero

Claudia Sheinbaum na Cidade do México 16/6/2023 REUTERS/Henry Romero

Foto: Reuters

De acordo com a pesquisa realizada de 30 de junho a 4 de julho pela Parametria, o partido governista Movimento Regeneração Nacional (Morena) tem uma grande vantagem sobre a oposição nas eleições de junho do próximo ano, sugerindo que seu candidato será o favorito para vencer.

Sheinbaum e o ex-chanceler mexicano Marcelo Ebrard são os principais candidatos à nomeação, que o Morena deve anunciar em 6 de setembro.

A pesquisa da Parametria mostrou que entre o público em geral, Sheinbaum tem 30% de apoio, enquanto Ebrard acumula 20%. Seus outros quatro oponentes receberam 30% entre eles, e o restante dos entrevistados não apoiou ninguém ou não expressou opinião.

A pesquisa foi baseada em 800 entrevistas presenciais e tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais, disse Parametria.

O apoio ao Morena tem se fortalecido pela popularidade pessoal do presidente Andrés Manuel López Obrador. Ele não pode concorrer novamente porque os presidentes mexicanos são restritos por lei a um único mandato de seis anos.

A pesquisa mostrou que, uma vez excluídos os eleitores que não expressaram preferência, o Morena teve 58% de apoio, com dois partidos aliados recebendo mais 6% no total.

Por outro lado, o apoio combinado a três partidos de oposição, de centro-esquerda a centro-direita, que pretendem apresentar um candidato conjunto em 2024, ficou em apenas 26%.

A pesquisa mostrou que Sheinbaum e Ebrard eram confortavelmente os candidatos presidenciais mais populares. A aprovação de Sheinbaum era de 66%, enquanto Ebrard chegou a 51%.

[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *