[ad_1]

restituição imposto de renda
Crédito: Joédson Alves/ Agência Brasil

A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (24/7) a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Nesta etapa serão contemplados 5,6 milhões de contribuintes, que somam cerca de R$ 7,5 bilhões, incluindo restituições residuais de exercícios anteriores. Os valores serão depositados a partir do dia 31 de julho.

O contribuinte pode consultar se seu nome está neste lote no site da Receita. Lá, é preciso clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. De acordo com a Receita, é possível fazer a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

“Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil”, informa a Receita.

O pagamento do crédito pode ser reagendado pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Quem está no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023

Contribuintes idosos acima de 80 anos
Contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber o valor via PIX;
Não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.

Além deste, há mais dois lotes a serem liberados neste ano, o 4º lote está previsto para 31 de agosto e o 5º lote para 29 de setembro.



[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *