[ad_1]

Restaurante que fez história ao atrair boêmios em geral e artistas em particular, ostentando em seu histórico de clientes assíduos estrelas, o italiano La Fiorentina deu mais um passo rumo à expansão da marca e aportou na Barra da Tijuca no dia 12. O movimento veio após a casa ter deixado o tradicional endereço, na Praia do Leme, que ocupava desde 1957, e migrado para Ipanema em maio. A mais nova unidade instalou-se num espaço de 500 metros quadrados, com 250 lugares, na Avenida Lucio Costa 1.996.

  • Barra-Região dos Lagos: Bairro ganha ônibus de turismo para Búzios e outras cidades; veja serviço
  • Tchau, Rio: The View Bar fechará as portas no Hotel Nacional

— O movimento no Leme já vinha caindo há alguns anos, porque o bairro ficou fora do eixo da gastronomia. Decidimos, então, nos mudar para Ipanema, onde se concentra o grande mercado da gastronomia na cidade. E, em seguida, para a Barra, já que é uma área também muito atraente no setor — justifica Omar Peres, o Catito, proprietário da marca. — Além disso, os moradores da região acima de 50 anos conhecem a Fiorentina, porque frequentavam o restaurante. A casa é um lugar bonito, alegre e de cultura, onde se come superbem por um preço acessível.

Fotografias de personalidades como Pelé e Romário decoram a unidade da Fiorentina na Barra da Tijuca — Foto: Divulgação/Bruna Costa

Uma das marcas da casa eram os autógrafos deixados por famosos nas paredes e pilastras, a pedido do dono, além de fotografias e troféus de estrelas espalhados pelo ambiente. A tradição será mantida na decoração do novo espaço. Personalidades como a cantora Rosemary, o saxofonista Leo Gandelman e o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, já deixaram suas assinaturas por lá. As que estavam registradas no antigo endereço, por nomes célebres como Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Nara Leão, Pelé e Anitta, foram reproduzidas no local em forma de papel de parede. Mais de cem fotos e 15 troféus do antigo acervo também foram levados para a unidade.

O risoto di mare Dhu Moraes, com frutos do mar, é uma das opções do restaurante La Fiorentina — Foto: Divulgação/Bruna Rocha

— A Fiorentina é uma referência não apenas gastronômica, mas cultural do Rio. Abriga, desde 1957, personalidades de todos os movimentos de cultura, como teatro, cinema e televisão. Muitos atores, por exemplo, faziam dali seu escritório. Iam para lá assinar contratos de trabalho. Jornalistas que saíam da redação muito tarde às sextas-feiras costumavam ir lá jantar e ficavam a noite inteira. Isso tem um significado muito forte — orgulha-se Catito.

A loja da Fiorentina na Barra da Tijuca tem reproduções de assinaturas de famosos já falecidos, como Pelé, Elza Soares e Belchior — Foto: Divulgação/Bruna Costa

Ao longo de sua história, o restaurante foi batizando combinações no cardápio com nomes da ilustre clientela, peculiaridade herdada pela nova casa, que tem o menu assinado pelo chef Maguila, ex-Casa Tua Cucina, na Barra, e Gero Rio, no Hotel Fasano, em Ipanema. O forte da casa são as massas, mas também há opções de frutos do mar e carnes vermelhas. Catito diz que o prato mais vendido é o Espaguete Mediterrâneo do Ziraldo, com frutos do mar. Outros destaques são o Ravióli di Burrata Paolla Oliveira e o Rigatoni com Linguiça Toscana Marcos Caruso.

O Linguine in Salsa Cítrica Marcelo Serrado é uma das estrelas do italiano La Fiorentina — Foto: Divulgação/Bruna Rocha

  • ZAP DO GLOBO: Receba as principais notícias do país e do mundo no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do GLOBO

Uma unidade que está apenas à espera da liberação das licenças será aberta em Lisboa no próximo mês, anuncia Catito, que adianta que pretende abrir mais três lojas no Rio e uma em Belo Horizonte em um ano. O proprietário explica que a abertura de cada ponto depende de parceiros interessados em operar os espaços. Na Barra, a administração fica à cargo de Nildo Campos, ex-gerente da Fiorentina do Leme. Todas as decisões do negócio, no entanto, precisam da aprovação de Catito.

[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *