[ad_1]

Todos sabem que Barbie é uma propriedade intelectual da Mattel, uma das maiores empresas de brinquedos infantis do mundo, mas por trás dessa grande linha existiu a mente de uma mulher, Ruth Handler. A criadora de Barbie, além de fazer a boneca, foi uma das fundadoras da Mattel e presidente da empresa por quase 30 anos.

No filme de Greta Gerwig, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, a personalidade foi homenageada de duas grandes formas, uma delas no final do longa, que ressaltamos na nossa crítica.

Quem foi Ruth Handler?

(Reprodução/Creative Commons)

Tudo começou após Handler casar com seu namorado do Ensino Médio, Elliot Handler, adotando o sobrenome do marido. Elliot tentou a vida sendo marceneiro, enquanto Ruth cuidava das vendas. Após um tempo, criaram a Mattel, empresa em conjunto com Harold “Matt” Matson, combinando o “Mat” de Matison com o “Ell” de Elliot. Contudo, o nome de Ruth não foi colocado pois não se “encaixaria”.

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, a Mattel decidiu focar na produção de brinquedos, obtendo tanto sucesso que a produção de mobília foi deixado de lado permanentemente.

Barbie

Existem duas versões da história da criação da boneca mais famosa do mundo. Uma delas é quando o casal, junto com seus filhos, estavam viajando pela a Europa e Ruth viu uma boneca com a fisionomia mais adulta, o que era algo bem diferente na época já que a maioria das bonecas eram bebês.

A segunda história envolve Barbara Handler, filha do casal. Segundo essa versão, Ruth viu que sua filha estava brincando com bonecas de papel e decidiu criar uma boneca mais “realista”, um brinquedo que jovens garotas pudessem “querer ser”. No final, nenhuma dessas histórias foi confirmada, apenas que o nome de Barbie é em homenagem a sua filha, Barbara.

A boneca foi apresentada na American Toy Fair, em Nova York, e foi um sucesso instantâneo. Depois de um tempo, Barbie ganhou um “namorado”, chamado Ken, também em homenagem a um dos filhos do casal, Kenneth Robert Handler.

Por décadas, Barbie foi ganhando mais bonecas, como Midge, Allan, Barbies com profissões, mais Kens, Stacy e entre outros.

Mídias

Com o sucesso de vendas da boneca, Barbie também foi se apoderando de outras mídias como animações, sites de jogos, videogames, séries e mais recentemente o live-action de Greta Gerwig.

Cuidado! Spoilers de Barbie abaixo!

Homenagem e morte

(Reprodução/Getty Images/Steve Granitz)

Ruth Handler é homenageada duas vezes ao longo do filme de Gerwig. A personalidade é interpretada por Rhea Perlman (Matilda), que entrega um dos momentos mais dramáticos do filme.

A primeira vez que vemos Perlman como Ruth é quando Barbie (Robbie) entra em uma das salas no prédio da Mattel e encontra a personagem tomando chá em sua cozinha. Já a segunda vez é quando ela fala com sua boneca, explicando o propósito de Barbie e como a loira foi inspirada em sua filha, Barbara. No final, Barbie pede para sua criadora se ela pode virar uma humana e viver no Mundo Real.

Handler faleceu em 27 de abril de 2002 após complicações da cirurgia para câncer de cólon, aos 85 anos. Seu marido, Elliot Handler, morreu nove anos depois, aos 95 anos.

Polêmicas

Por alguns anos Handler se envolveu em algumas polêmicas, especificamente fraude. Após investigações de produção de relatórios financeiros fraudulentos, Handler renunciou à Mattel em 1974. Inclusive, o longa de Gerwig trata a situação por meio de piadas. Mas essa não seria a primeira vez que Barbie se envolve em polêmicas, já que o filme quase foi banido no Vietnã por conta de um mapa.

Após sua renuncia, Handler ainda foi investigada, sendo acusada, quatro anos depois, por fraude e relatórios falsos à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. A ex-presidente da Mattel não contestou e foi multada em U$ 57.000 e sentenciada a 2.500 horas de serviço comunitário.


Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Bárbara Castro no Instagram.



[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *