[ad_1]

O tão aguardado filme da Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estreou aos cinemas nesta quinta-feira (20). Mesmo que carregue um grande símbolo da infância de muitos, o live action da boneca da Mattel não poderá ser assistido por crianças.

Isso porque a classificação indicativa do filme Barbie no Brasil é para acima dos 12 anos. Nos Estados Unidos é um pouco maior: apenas para adolescentes a partir dos 13 anos.

Quem decide a classificação no Brasil é o Ministério da Justiça, levando em consideração uma série de temas e fatores que podem ser apresentados para cada faixa etária.

As tendências identificadas no filme foram:

  • Violência fantasiosa (livre) média
  • Angústia (10 anos) média
  • Consumo de droga lícita (12 anos) média, sendo que é atenuado por “simulação”

“As tendências presentes nos eixos de violências de sexo e nudez, tais como o assédio sexual, o apelo sexual, a linguagem de conteúdo sexual e o estigma ou preconceito, sopesados os atenuantes verificados, foram as tendências definidoras para a classificação da obra”, diz o relatório.

Com isso, foi identificado que os itens que o filme contém são: violência, linguagem imprópria e temas sensíveis.

Trailer censurado nos cinemas

No início do mês, um dos trailers de divulgação do longa da boneca da Mattel chegou a ter sua exibição suspensa pelo Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (Conar), em decisão liminar.

Isso aconteceu porque o teaser, segundo o Conar, possui cenas de “não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”, violando as recomendações do artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

O órgão voltou atrás após anunciante informar que Ministério da Justiça e Segurança Pública conferiu classificação etária livre ao vídeo.

[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *