O Bard, robô de conversa do Google, chegou ao Brasil e a outros 27 países da União Europeia nesta quinta-feira (13) para tentar ser um concorrente de peso contra o popular ChatGPT, da OpenAI. O lançamento ocorre quase três meses depois de a big tech ter levado a ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) para outros 180 países.

Assim como o ChatGPT, a ferramenta do Google é uma IA Generativa. Ou seja, gera respostas a partir da mescla de comandos e informações contidas em seu banco de dados. Apesar de os dois terem um funcionamento semelhante, existem diferenças entre as ferramentas. Veja quais.

1. Como acessar

Bard: é necessário ter uma conta do Google para entrar na plataforma.

ChatGPT: também necessita de um endereço de email, mas pode ser de qualquer provedor.

2. Preço

Bard: o acesso é gratuito. Não há informações de que a big tech irá cobrar pelo serviço.

ChatGPT: existem as versões gratuita e paga, que cobra US$ 20 (R$ 96 na conversão direta) por mês para ter acesso a respostas mais rápidas, acesso prioritário a novos recursos e disponibilidade mesmo quando houver alta demanda no sistema.

3. Limite de informações

Bard: o Google diz que a ferramenta oferece respostas atualizadas em tempo real com base nas últimas informações de seu buscador. Tilt testou e, de fato, apresenta conteúdos atuais. Se você digitar quem foi o último campeão da Copa do Mundo masculina de futebol, por exemplo, a Argentina será listada.

ChatGPT: o mesmo não ocorre com a ferramenta da OpenAI. Isso se deve em razão de ter sido alimentado com informações limitadas a 2021. Isto é, a plataforma ainda não sabe que os hermanos são os atuais campeões mundiais.

4. Agilidade na resposta

Bard: Tilt fez três perguntas de assuntos diferentes para testar a rapidez das respostas do Bard. Sobre “quais foram as causas da Guerra do Paraguai?”, foram apenas 6 segundos, em relação a “como fazer um bolo de cenoura?”, a ferramenta disponibilizou em 7 segundos, e quando perguntada “quais os principais pontos turísticos do Brasil?”, outros 9 segundos.

ChatGPT: Tilt fez as mesmas perguntas ao chatbot da OpenAI. A resposta para a da guerra foi gerada em 35 segundos, enquanto a do bolo em 18, e na dos pontos turísticos em 9.

5. Capacidade de resumo

Bard: o Google considera que a objetividade do Bard é um dos diferenciais do chatbot. Na pergunta sobre as causas da Guerra do Paraguai, o texto continha 925 caracteres e apresentava quatro causas e a motivação par ao fim do conflito entre o Brasil e o país vizinho. Ou seja, apresentou um resumo de maneira mais objetiva. Sobre como fazer um bolo, foram 1.658 caracteres, com ingredientes, instruções e dicas extras. Já em relação aos pontos turísticos, a ferramenta precisou de 2.379 caracteres para listar nove atrações.

ChatGPT: O conteúdo apresentado se mostrou mais detalhado, com 1.934 caracteres e cinco causas para o conflito, se mostrando uma boa para quem não deseja apenas o resumo. Talvez por isso ele levou mais tempo para responder. Sobre o bolo, a ferramenta da OpenAI forneceu a receita e instruções em 1.565 caracteres, porém diferentemente do Bard, a IA se atentou mais ao modo de preparo. Já em relação aos pontos turísticos foram 2.663 caracteres para apresentar dez atrações — uma a mais que o Bard — e com a indicação da cidade.

6. Integração com outras ferramentas

Bard: ao realizar a pesquisa, é possível compartilhá-la com amigos a partir da integração com o Google Docs ou o Gmail. Também é incorporado ao Google Planilhas, quando você solicita alguma tabela.

Dá para compartilhar resposta do Bard; ferramenta dá mais de uma opção de linguagem - Reprodução - Reprodução

Dá para compartilhar resposta do Bard; ferramenta dá mais de uma opção de linguagem

Imagem: Reprodução

ChatGPT: se você quiser pegar as respostas da plataforma e colocar no documento, terá que usar o tradicional “Ctrl C + Ctrl V”. Atualmente, o compartilhamento direto para outras plataformas, como Google Docs ou Google Planilhas ocorre somente se tiver alguma extensão instalada no navegador.

7. Apresentação das respostas

Bard: um diferencial é a variação da apresentação da resposta. A ferramenta fornece três opções, chamadas de “rascunhos”, podendo clicar em cada um para saber qual melhor linguagem se adapta ao que você deseja. Além disso, o Bard mostra imagens, apesar de isso ainda não estar disponível na versão de teste no Brasil.

Opção de imagens nas respostas não está disponível na versão de teste do Bard - Reprodução - Reprodução

Opção de imagens nas respostas não está disponível na versão de teste do Bard

Imagem: Reprodução

ChatGPT: a resposta aos comandos do usuário é única, porém é possível, ainda no mesmo chat, pedir alterações na linguagem de acordo com sua proposta – como pedir para escrever o texto de um jeito formal ou descontraído.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *