[ad_1]

Notícias

ATUAÇÃO INTERNACIONAL

Parceria consolida cooperação na área de certificação entre ANAC e TCCA


Publicado em

21/07/2023 09h51



Atualizado em
21/07/2023 09h56

A atuação internacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em prol da eficiência do setor aéreo mundial resultou em mais uma conquista. No dia 12 de junho, a ANAC e a autoridade de aviação civil do Canadá (Transport Canada Civil AviationTCCA) assinaram a primeira versão dos Procedimentos de Implementação em Aeronavegabilidade (IPA, em inglês Implementation Procedures on Airworthiness). O documento entra em vigor 90 dias após a assinatura, ou seja, em setembro deste ano. 

O instrumento formaliza as medidas de validação e aceitação de projetos de produto aeronáutico entre Brasil e Canadá, consolidando o histórico de cooperação na área de certificação entre as duas instituições. Com o IPA, ANAC e TCCA definem os passos a serem seguidos para o reconhecimento de artigos aeronáuticos originalmente certificados em um dos Estados para operação no outro Estado. 

Evento 

Os Procedimentos de Implementação em Aeronavegabilidade (IPA) serão tema de um webinário realizado pela ANAC e a TCCA no dia 3 de agosto, das 15h às 17h. Os interessados devem realizar a inscrição no Portal de Capacitação da Agência até 30 de julho. Durante o evento, as dúvidas poderão ser enviadas por meio da ferramenta de comunicação Sli.do. 

O objetivo do encontro é fornecer uma visão geral dos procedimentos técnicos desenvolvidos pelas duas agências e familiarizar a indústria com os procedimentos necessários para a validação de projetos de produtos aeronáuticos entre os dois países. Serão abordados tópicos como as etapas do processo de validação, critérios de classificação de risco, níveis de envolvimento e base de certificação das autoridades validadoras, além do desenvolvimento e cumprimento de planos de trabalho.

 

 


Assessoria de Comunicação Social da ANAC



[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *