Um novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi, finalmente, autorizado e o maior questionamento dos concurseiros, neste momento, é em relação aos cargos contemplados no edital.

Sobre isso, o presidente do IBGE, Cimar Azeredo, revelou as áreas de atuação de poderão ofertar vagas para os novos servidores. Trata-se de um Ofício encaminhado às ministras Esther Dweck e Simone Tebet, em agradecimento pela autorização do certame.

No Ofício, Cimar Azeredo destaca que serão abertas oportunidades para profissionais de diversas áreas, tais quais:

  • Estatísticos;
  • Demógrafos;
  • Economistas;
  • Sociólogos;
  • Geógrafos;
  • Profissionais de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento; entre outros.

O concurso IBGE está autorizado para o provimento de 895 vagas. Apesar do anúncio de autorização não detalhar quais serão os cargos contemplados no edital, a ministra Esther Dweck destacou que o certame ofertará 595 vagas de nível superior e 300 vagas para o nível médio.

Vale mencionar que o concurso IBGE será um dos poucos certames ofertando vagas de nível médio, já que a tendência é que os concursos federais passem a exigir formação em nível superior. Os outros concursos com vagas de nível médio serão Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária).

A distribuição exata dos cargos do concurso IBGE deve ser divulgada na ocasião da publicação da autorização em Diário Oficial, o que deve acontecer nos próximos dias. O próximo passo, de acordo com o IBGE, será a escolha da banca organizadora e a definição da versão final do edital, juntamente com o cronograma previsto.

O IBGE informou, ainda, que o Comitê de Concurso Público do IBGE teve sua primeira reunião na última segunda-feira, 17 de julho. O grupo é o responsável por propor áreas de conhecimento, conteúdos programáticos, pontuação em titulação, entre outros.

O Direção Concursos possui A MELHOR PREPARAÇÃO para o concurso IBGE de efetivos. Clique no botão abaixo e inicie AGORA a sua caminhada rumo à aprovação!

QUERO SER APROVADO NO IBGE!

Cargos e requisitos – concurso IBGE

Mais uma dúvida comum entre os concurseiros interessados no concurso IBGE é sobre os requisitos exigidos para ingresso em cada cargo.

Confira, a seguir, quais foram os requisitos específico de formação exigidos nos últimos editais para os cargos de níveis médio e superior:

  • Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas
    • REQUISITOS: Certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau), expedido por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo MEC.

Sem tempo para estudar? Veja esse Material gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!

Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Resumo do concurso IBGE

A SUA APROVAÇÃO COMEÇA AGORA!

O Direção Concursos ajudou na aprovação de quase metade dos aprovados no concurso da Receita Federal. Também temos os primeiros da PRF, PCDF, TCU, CGU, SEDF, TCE GO e tantos outros! Nos diversos editais de 2023, não será diferente.

Estamos de cara nova. Estamos com novidades que farão a diferença na sua jornada.

Garanta a MELHOR PREPARAÇÃO para o edital dos seus sonhos! Dê uma nova direção aos seus estudos!

Clique no banner abaixo e aproveite:



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *