[ad_1]

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, recebeu nesta quinta-feira, 20 de julho, em Brasília (DF), a medalha “Mérito Santos Dumont” da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e homenageou os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira e considerado pai da aviação. Além de Camilo Santana, outros ministros foram agraciados com a medalha. 

A Medalha Mérito Santos Dumont, criada em 1956, é concedida a personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea Brasileira. Na cerimônia, houve uma encenação sobre a vida de Santos Dumont, desfile de tropa, sobrevoo de aeronaves militares e a participação da Esquadrilha da Fumaça 

Disciplina, constância e perseverança são alguns dos ensinamentos deixados pelo pai da Aviação, Santos Dumont, que completaria 150 anos hoje. Recebi, com orgulho, a Medalha Mérito Santos Dumont, em cerimônia militar, na Base Aérea de Brasília junto ao presidente Lula e diversas autoridades. Que a inovação e o progresso sigam sendo o foco no desenvolvimento do nosso país”, manifestou-se Camilo Santana, após a homenagem.   

Santos Dumont nascido em 20 de julho de 1873, no interior de Minas Gerais, em cidade rebatizada com seu nome, Santos Dumont revelou ainda jovem seu perfil inventor e inovador e teve projeção internacional num tempo em que o mundo vivia muitas transformações tecnológicas. Desenvolveu balões e dirigíveis no fim do século XIX e no início do século seguinte. Em 1901, sobrevoou Paris pilotando um balão. Cinco anos depois, criou o 14-Bis, viabilizando o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, e seguiu com contribuições importantes para a aviação, paixão à qual dedicou a vida. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 



[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *